Programação

A seguir segue a programação planejada inicialmente para o R Day.

Cronograma


A inscrição para participação do evento deve ser realizada na aba de Inscrições. A incrição para os tutoriais deve ser feita de forma separada da inscrição do evento.

Tutoriais

Tutorial A: Integrando e aproveitando o melhor de Python e R

Guilherme Hathy - UFPR

Local: Anfiteatro B - Bloco PC. Setor de Ciências Exatas UFPR

Resumo: O eterno debate entre R e Python é um tema frequente nas discussões de Ciência de Dados. Ambas as linguagens são amplamente adotadas nesse campo, oferecendo uma rica variedade de ferramentas e funções altamente relevantes. Em vez de escolher apenas uma delas, por que não explorar o potencial de ambas juntas? Neste tutorial será explorado a integração entre as Linguagens R & Python.

  • Nível: Intermediário.
  • Pré-requisitos: R básico e Python básico.

Guilherme Hathy é CTO e Cientista de Dados na La Decora, programador e desenvolvedor nas Linguagens R e Python. Bacharel em Estatística pela UFPR e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos da UFPR, pesquisador na área de Aprendizado Estatístico de Máquina.



Tutorial B: Construção de Pacotes em Linguagem R

Eric Batista Ferreira - UNIFAL-MG

Local: Anfiteatro A - Bloco PC. Setor de Ciências Exatas UFPR

Resumo: A criação de pacotes é uma prática fundamental para organização, documentação e compartilhamento de funções e conjuntos de dados. Este tutorial visa orientar desenvolvedores R na construção eficiente de pacotes, facilitando a distribuição e reutilização de código. Primeiramente, será mostrada a estrutura básica de um pacote R, destacando pastas como "R" para funções, "man" para documentação e "data" para conjuntos de dados. Em seguida, como escrever funções eficientes e documentá-las usando roxygen2 para garantir uma documentação clara e integrada ao pacote. Será discutido como gerenciar dependências e imports no arquivo `DESCRIPTION`, garantindo a compatibilidade e eficácia do pacote. Será destacada a importância dos testes unitários usando ferramentas como `testthat`, assegurando a robustez do pacote durante o desenvolvimento e atualizações. Será dada uma introdução ao uso de sistemas de controle de versão, como o Git, para rastrear mudanças e colaborar eficientemente com outros desenvolvedores. Será da uma rápida instrução sobre o processo de compilação do pacote usando `devtools` e a geração de documentação automática com `pkgdown`. Em seguida, serão dadas orientações sobre como preparar e submeter o pacote para o Comprehensive R Archive Network (CRAN), seguindo as diretrizes e padrões exigidos. Serão dadas dicas adicionais, como a importância de escolher nomes significativos, manter uma boa política de versionamento, e o uso de ferramentas como `usethis` para automatizar tarefas comuns. Ao final do tutorial, os usuários devem se sentir capacitados para criar pacotes R estruturados, bem documentados e prontos para serem compartilhados com a comunidade, contribuindo para um ecossistema R mais robusto e colaborativo.

  • Nível: Intermediário.
  • Pré-requisitos: R básico.

Eric Batista é Professor Associado do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Estatística Aplicada e Biometria (PPG-EAB), do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Nutrição e Longevidade (PPG-NL) e do Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Tecnologia e Qualidade na Produção de Alimentos (TecQuali). Possui formação em Laticínios (Instituto Cândido Tostes, 1998), Engenharia Agronômica (UFLA, 2002), Matemática Licenciatura (UNIFAL-MG, 2012), Física Licenciatura (UNIFAL-MG, 2020), Mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária (UFLA, 2004), Doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária (UFLA/Open University - Inglaterra, 2007), Pós-doutorado em Estatística Multivariada (UFLA, 2009) e Pós-doutorado em Sensometria (NOFIMA - Noruega, 2013). Tem experiência em Sensometria, Estatística Multivariada, Estatística Experimental, Probabilidade e Estatística aplicadas, Controle Estatístico de Processo e Cientometria.


Tutorial C: Ferramentas de IA, pacotes e extensões para o desenvolvedor R

Walmes Marques Zeviani - UFPR

Local: Anfiteatro B - Bloco PC. Setor de Ciências Exatas UFPR

Resumo: Neste minicurso, exploraremos a integração de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) ao universo do desenvolvimento em R, com o objetivo de otimizar o tempo de desenvolvimento e aprimorar a qualidade dos projetos. Dentre as ferramentas de IA destacadas, abordaremos: 1) ChatGPT - uma ferramenta de modelagem de linguagem que pode auxiliar na geração de código e resolução de dúvidas; 2) Google Bard: uma solução inovadora que oferece sugestões e insights baseados em IA; e 3) Github Copilot - um assistente de codificação alimentado por IA que sugere linhas ou blocos de código à medida que você digita. Além das ferramentas de IA, o curso também se aprofundará em funcionalidades e extensões para os principais ambientes de desenvolvimento como GNU Emacs, VS Code e RStudio IDE que são projetadas para simplificar e acelerar o fluxo de trabalho do desenvolvedor R. Para complementar, serão apresentados pacotes essenciais em R que facilitam o desenvolvimento de projetos íntegros e bem estruturados, com versionamento, reprodutibilidade, modularização, documentação, padronização, testes unitários: renv, box, docstring, usethis, formatR, pak, entre outros. Ao combinar os recursos de IA com extensões para ambientes de desenvolvimento e pacotes para desenvolvimento profissional de projetos, este minicurso visa equipar os desenvolvedores R com as ferramentas e técnicas necessárias para elevar sua produtividade e qualidade de trabalho a novos patamares.

  • Nível: Intermediário.
  • Pré-requisitos: R básico e breves conhecimentos sobre chatGPT.

Walmes Zeviani é Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Grande Dourados (2003-2007) e Mestre (2008-09) e Doutor (2009-13) em Estatística & Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras. Professor Adjunto do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Paraná (2010-hoje). Atua principalmente com ensino no Curso de Bacharel em Estatística e na Especialização em Data Science & Big Data (UFPR). Tem experiência com cursos de capacitação do software R para planejamento e análise de experimentos, modelos de regressão linear e não linear, manipulação e visualização de dados e construção de interfaces gráficas e pacotes R.


Tutorial D: Visualização com Mapas de Informações Espaciais

Profa. Dra. Elisangela Ap. da Silva Lizzi - UTFPR

Local: Anfiteatro A - Bloco PC. Setor de Ciências Exatas UFPR

Resumo: As técnicas de análise espacial são aplicáveis a vários tipos de situações nas áreas de ciências naturais, estudos agronômicos, estudos epidemiológicos e qualquer extensão que utilize áreas geográficas como unidades de observação. Neste tutorial o foco será na visualização deste tipo de informação, com dados reais de bancos de dados de saúde.

  • Nível: Intermediário.
  • Pré-requisitos: R básico.

Ementa: Introdução aos métodos de estrutura de dados espaciais em saúde. Dados de saúde geoespaciais e por área. Mapeamento de doenças. Comunicação de resultados via mapas temáticos para polígonos e processos pontuais.

Elisangela Lizzi é bacharel em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre e doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da USP, com trainee no exterior pela John Hopkins University. É professora adjunta e pesquisadora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Cornélio Procópio. É pesquisadora e professora credenciada no Programa de Pós Graduação em Bioinformática UTFPR-CP. Mãe de um filho nascido em 2008 e atuante na causa de mulheres na ciência. Trabalha com estatística aplicada, bioestatística e epidemiologia. É editora associada da Revista de Epidemiologia e Serviços de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Profissional no ranking de pesquisadores influentes da América Latina. Consultora do Ministério da Saúde e da Organização Panameriacana de Saúde em cursos de formação especializada para profissionais de vigilância em saúde no Programa de Fortalecimento da Epidemiologia (PROFEPi).


Apresentações orais


Apresentações de cases de sucesso

Local: Auditório da Administração UFPR

Case 1: HILAB: Inovação em Saúde impulsionada por R e Shiny Apps. Autor(es): Claucio Antonio Rank Filho (Hilab)

Case 2: R e a criação de sites dinâmicos com o framework Blogdown. Autor(es): Cristian Pessatti dos Anjos; Kamila de Lazari Macedo; Anderson Ara (UFPR)

Case 3: Aplicações em R na pesquisa em sistemas prediais. Autor(es): Elisa Henning (UDESC)

Case 4: Votação RBras – Sistema de Votação em R Shiny. Autor(es): Felipe Heron Queluz, Walmes Zeviani, Anderson Ara (UFPR)

Case 5: Explorando o Poder do R na Genética: Estratégias de Ensino e Aplicações Avançadas em Cursos de Graduação e Pós-Graduação. Autor(es): Ricardo Lehtonen Rodrigues de Souza (UFPR)

Case 6: Adaptação de Script para Análise Bibliométrica para o contexto Brasileiro. Autor(es): Sandra Cristina Martini Rostirola, Ivanete Zuchi Siple, Elisa Henning (UDESC)

Case 7: A2MS: Sistema de Monitoramento e Análise de Ativos Industriais. Autor(es): Wagner Hugo Bonat (UFPR)


Apresentações de cases de trabalhos acadêmicos

Local: Auditório da Administração UFPR

Trabalho 1: Ciência de Dados: uma descrição dos primeiros cursos de graduação em universidades brasileiras. Autor(es): Geisyane Karina Gonzaga Kath (UFPR)

Trabalho 2: Integrating GAMLSS and Bayesian MSGARCH Models for Enhanced Forecasting of Commodity Price Returns: A Novel Approach in Financial Econometrics. Autor(es): Rodrigo Hermont Ozon (PUCPR)

Trabalho 3: Velocidade praticada em curvas horizontais em meio urbano: uma análise baseada em dados naturalísticos. Autor(es): Rafael Alessandro Szeliga (UFPR)

Trabalho 4: O uso de desagregação de séries temporais com o pacote tempdisagg em modelos econométricos. Autor(es): Rodrigo Hermont Ozon (PUCPR)

Trabalho 5: Utilização do pacote bibliometrix para análise de tendências em educação estatística. Autor(es): Sandra Cristina Martini Rostirola; Ivanete Zuchi Siple e Elisa Henning (UDESC)

Trabalho 6: Inferência de negados aplicada ao monitoramento de modelos do setor bancário. Autor(es): Suellen Teixeira Zavadzki de Pauli (UFPR)

Trabalho 7: htmcglm: Hypothesis Testing for McGLMs. Autor(es): Lineu Alberto Cavazani Freitas (UFPR)


Mesa Redonda

Tema: O Ensino da Linguagem R na era da Inteligência Artificial

Local: Auditório da Administração UFPR

Walmes Zeviani é Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Grande Dourados (2003-2007) e Mestre (2008-09) e Doutor (2009-13) em Estatística & Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras. Professor Adjunto do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Paraná (2010-hoje). Atua principalmente com ensino no Curso de Bacharel em Estatística e na Especialização em Data Science & Big Data (UFPR). Tem experiência com cursos de capacitação do software R para planejamento e análise de experimentos, modelos de regressão linear e não linear, manipulação e visualização de dados e construção de interfaces gráficas e pacotes R.

Glaucia Bressan possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (2000), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo (2003), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2007) e pós-doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2008) . Atualmente é professora associada da Universidade Tecnológia Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Cornélio Procópio, PR e é docente do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática. Atua principalmente nos seguintes temas: Matemática Aplicada, Métodos Numéricos, Pesquisa Operacional, Otimização, IA, Lógica Fuzzy, Reconhecimento de Padrões, Machine Learning.

Deisy Gysi é graduada em Biotecnologia (PUC-PR) e em Estatística (UFPR), e possui doutorado direto pela Leipzig University, Alemanha. Foi pesquisadora associada no BarabasiLab (Northeastern University, Boston-MA), onde contribuiu para a descoberta de biomarcadores de doenças complexas, com foco nas interações mediadas por ncRNA. Durante a pandemia da COVID-19, Deisy trabalhou com sucesso na identificação de fármacos que poderiam ser utilizados em tratamentos medicamentosos contra a doença. Atualmente é professora do Departamento de Estatística da UFPR e se destaca por sua relevante e interdisciplinar produção científica. Tem atuado ativamente na área de Medicina de Precisão, onde busca integrar técnicas de Ciência de Redes e Aprendizado de Máquina no desenvolvimento de pesquisas de alto nível. Deisy é apaixonada por personalização de tratamentos, e tem particular interesse no aprimoramento das metodologias de diagnóstico na área de saúde.

Luiz Oliveira concluiu o doutorado em Computação (Philosophiae Doctor Ph. D) - Université du Quebec, École de Technologie Superiéure em 2003. Entre 2004 e 2009 foi professor do Programa de Pós-graduação em Informática da PUCPR. Desde 2009 é professor do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná e em 2015 foi professor visitante na Universidade de Rouen (França). Já orientou e co-orientou mais de 40 alunos (mestrado, doutorado e posdoc) e publicou mais de 220 artigos em periódicos especializados e anais de conferências internacionais (h-index: 50). Em 2003 recebeu o prêmio de excelência pela melhor tese de doutorado da ETS/Université du Quebec e em 2017 foi contemplado com o IBM Faculty Awards . Atua principalmente nos seguintes áreas de pesquisa: reconhecimento de padrões, aprendizagem de máquina e visão computacional. Desde 2006 é bolsista Produtividade do CNPq.